Estou aprendendo
Aceitar as pessoas mesmo quando elas desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas
Não é difícil aceitar as pessoas assim como elas são não como eu desejo que elas sejam, mas como elas são, é difícil, muito difícil
Estou aprendendo
A amar, aprendendo a escutar, escutar com olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos, escutar o que diz o coração o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas, escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais
Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta, penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada, descobrir a dor de cada coração
Estou aprendendo
A perdoar, pois o amor perdoa, lança fora as mágoas e apaga cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravam no coração ferido, o amor não alimenta mágoas, com pensamentos dolorosos, não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração, o amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração passo a passo
Estou aprendendo
A perdoar, amar, descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos, estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu
Estou aprendendo
Mas como é longa a aprendizagem
Como é difícil amar, amar como Cristo amou, todavia mesmo tropeçando, estou aprendendo a pôr de lado minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição e o meu orgulho quando estes impedem o bem estar e a felicidade de alguém.
Aceitar as pessoas mesmo quando elas desapontam, quando fogem do ideal que tenho para elas, quando me ferem com palavras ásperas ou ações impensadas
Não é difícil aceitar as pessoas assim como elas são não como eu desejo que elas sejam, mas como elas são, é difícil, muito difícil
Estou aprendendo
A amar, aprendendo a escutar, escutar com olhos e ouvidos, escutar com a alma e com todos os sentidos, escutar o que diz o coração o que dizem os ombros caídos, os olhos, as mãos irrequietas, escutar a mensagem que se esconde por entre as palavras corriqueiras, superficiais
Descobrir a angústia disfarçada, a insegurança mascarada, a solidão encoberta, penetrar o sorriso fingido, a alegria simulada, a vangloria exagerada, descobrir a dor de cada coração
Estou aprendendo
A perdoar, pois o amor perdoa, lança fora as mágoas e apaga cicatrizes que a incompreensão e insensibilidade gravam no coração ferido, o amor não alimenta mágoas, com pensamentos dolorosos, não cultiva ofensas com lástimas e autocomiseração, o amor perdoa, esquece, extingue todos os traços de dor no coração passo a passo
Estou aprendendo
A perdoar, amar, descobrir o valor que se encontra dentro de cada vida, de todas as vidas, valor soterrado pela rejeição, pela falta de compreensão, carinho e aceitação, pelas experiências duras vividas ao longo dos anos, estou aprendendo a ver nas pessoas a sua alma e as possibilidades que Deus lhes deu
Estou aprendendo
Mas como é longa a aprendizagem
Como é difícil amar, amar como Cristo amou, todavia mesmo tropeçando, estou aprendendo a pôr de lado minhas próprias dores, meus interesses, minha ambição e o meu orgulho quando estes impedem o bem estar e a felicidade de alguém.
12/96
